Centro Especializado em Plantas
Aromáticas, Medicinais e Tóxicas
Universidade Federal de Minas Gerais

Salsaparrilha-de-Minas

Herreria salsaparrilha Mart.

(Família Asparagaceae)

Por Flávia Liparini Pereira

Planta Viva

Droga Vegetal

Entre as espécies de uso nas Américas com registro mais antigo estão as salsaparrilhas. Segundo dados históricos, o uso de salsaparrilha como “depurativo do sangue” foi copiado dos Ameríndios pelos integrantes da esquadra de Cristóvão Colombo, tão logo eles chegaram à América Central. A “salsaparrilha” nativa daquela região é da espécie Smilax, plantas que ocorrem também em outras partes do Brasil. Neste texto são descritas informações sobre uma salsaparrilha que ocorre em Minas Gerais – a Herreria salsaparrilha Mart. Todas contém elevado teor de saponinas, substâncias com reconhecida capacidade hipolipemiante (= diminui a gordura do sangue).

Por ter um uso muito antigo e ocorrer também em outros países, várias espécies da salsaparrilha Smilax já foram avaliadas e mostraram efeitos biológicos importantes. Já o uso das raízes da Herreria salsaparrilha como depurativa foi primeiramente observado pelo naturalista alemão K. vonMartius, no século XIX (Martius, 1824). Outros autores consagrados também citam o emprego da planta na medicina tradicional (CORREA, 1984). Elas foram estudadas pela primeira vez pela equipe do CEPLAMT (Pereira, 2014, PEREIRA et al., 2015). No estudo, foram identificadas as saponinas presentes nas raízes e avaliado os parâmetros bioquímicos em camundongos tratados com dieta rica em carboidratos (HC). Os animais foram “engordados” com uma dieta muito calórica, e os efeitos do extrato bruto da planta avaliados nessas condições. Concluiu-se que as raízes da H. salsaparilha são benéficas e podem representar um potencial recurso terapêutico futuro no tratamento e prevenção de dislipidemias. Trata-se, no entanto, de uma estudo muito inicial e novos testes precisam ser realizados, antes que a planta seja considerada um medicamento.

A salsaparrilha-de-Minas, Herreria salsaparrilha, é um exemplo de planta medicinal brasileira, com potencial comprovado, que necessita ser mais bem conhecida e estudada!!!!

Referências bibliográficas

CORREA, M.P. 1984. Dicionário das Plantas Úteis e Exóticas Cultivadas. IBDF.

MARTIUS, C.F. 1824. Materia Medica Brasileira.

PEREIRA, F.L. Efeito dos extratos de Smilax brasiliensisSpreng. (SMILACACEAE) e HerreriasalsaparilhaMart. (AGAVACEAE), nos parâmetros bioquímicos em camundongos Balb/C tratados com dieta HC.

PEREIRA et al., Antihyperlipidemic and antihyperglycemic effects of the Brazilian salsaparrilhas Smilax brasiliensisSpreng. (Smilacaceae) and Herreria salsaparrilha Mart (Agavaceae) in mice treated with a high-refined-carbohydrate containing diet, Food Research International. , v 76, p.366 – 372, 2015.

Apoio

Contatos